Página do Curso CCI-36 - Computação Gráfica
Edição de 2018 semestre 1
Prof. Carlos Henrique Q. Forster (Sala 121, Ramal 5981)
Avaliação
- Relatórios dos labs - em duplas (3 pontos)
- Projeto bimestral - em duplas (7 pontos)
- Um projeto final de implementação valendo o exame - duplas
Material para curso CTC-34
09-Raytrace-Pell.pdf - 09-Raytrace-Pell.pdf
10-Modelagem-geometrica.pdf - 10-Modelagem-geometrica.pdf
11-Box_Modelling.pdf - 11-Box_Modelling.pdf
11-Curva-e-Superficie.pdf - 11-Curva-e-Superficie.pdf
Exemplos de OpenGL com PyGame
O que instalar para o curso
- Python 3
- Eu tenho usado o PyCharm
- O PIP deixa mais fácil instalar o resto das coisas
- Pillow
- Scikit-Image, Scikit-Learn, Jupyter Notebook
- Numpy e Matplotlib, que já devem vir com o skimage
- PyQt5
- PyOpenGL
- Blender
Primeira Tarefa
Segunda Tarefa
Terceira Tarefa
Primeiro Projeto
- O primeiro projeto consistiu na extensão de alguma das tarefas realizadas
Segundo Projeto
- Construir e apresentar em sala uma renderização em tempo real feita com o OpenGL
- Deve ter pelo menos um objeto em movimento utilizando matrizes de transformação
- Deve ter controle de visualização da câmera (pode ser dentro do programa)
- Deve ter um shader de autoria dos alunos que utilie a iluminação
- Algum objeto deve ter textura mapeada
Terceiro Projeto
- Construir e apresentar em sala um script de autoria dos alunos em Python para o Blender
- A sugestão é utilizar o Python para modelagem, criando objetos ou os modificando
- A modelagem pode utilizar técnicas como operações booleanas de sólidos,
funções implicitas com marching cubes, octrees etc
Exemplos em Blender-Python
Última atualização:
10/05/2018