Página do Curso CCI-36 - Computação Gráfica
hanoi towers
Edição de 2020 semestre 1
Prof. Carlos Henrique Q. Forster (Sala 121, Ramal 5981)
Avaliação
- 1 entrega por bimestre em dupla/trio (demonstração em sala, relatório PDF, código-fonte)
- Um projeto final de implementação valendo o exame - duplas/trios
Material para curso CTC-34
Exemplos do curso
Explicações dos Exemplos
Introdução ao THREE.JS
Explicação do Checkers
Explicação da Visualização de Campo
Explicação das Cadeiras
Primeira Tarefa
Enunciado da Tarefa 1
Prazo: SUSPENSO
Mostrar funcionando em sala na sexta-feira, relatório e código-fonte entregues até segunda-feira seguinte.
Modelo físico animado - pode ser da Física, da Química, da Matemática, ou da Engenharia...
Construção de uma cena em 3D utilizando o THREE.JS e deve apresentar os seguintes itens:
- Construir objetos de forma programática (codificar a geometria no código-fonte)
- Construir um grafo de cena no THREE.JS com hierarquia de objetos
- Definir posicionamento de câmera
- Implementar movimento dos objetos utilizando transformações e a hierarquia
- Objetos formados por primitivas geométricas
Segunda Tarefa
Prazo: SUSPENSO
Mostrar funcionando em sala na sexta-feira, relatório e código-fonte entregues até segunda-feira seguinte.
Cena realista
- Construir uma cena no THREE.JS
- Deve importar modelos prontos em 3D (feitos no Blender, por exemplo)
- Deve fazer mapeamento de texturas (definir wrapping)
- Implementar um shader em GLSL, utilizando “uniforms” e aplicá-lo na cena ou em algum objeto
Projeto Final
Prazo: SUSPENSO
Apresentar em sala para a turma
O tema é livre e deve:
- Fazer bom uso do que aprendemos no curso
- Boa parte do trabalho ser baseada no THREE.JS
- Apresentação para a turma em sala de aula no dia marcado
- Deve ser interativo ou baseado em uma fonte de dados
Links para materiais externos
Última atualização:
26/03/2020