Cooperação e Intercâmbio

O ITA conta atualmente com diversas iniciativas de cooperação e intercâmbio na área de Ciência de Computação, como as relatadas a seguir.

  • École Polytechnique

No final de 2014, o ITA e a École Polytechnique, da França, firmaram um convênio internacional que tem como objetivo a cooperação acadêmica entre as instituições, prevendo o intercâmbio de pesquisadores e de alunos de graduação e de pós-graduação. Para facilitar essa colaboração, foram estabelecidos alguns mecanismos (aplicação de exames, isenção de taxas, equivalência de disciplinas, dupla diplomação, estágios de pesquisa, projetos em conjunto, etc.) que já estão sendo colocados em prática.

  • George Mason

Desde 2010, o ITA e o C4I Center da George Mason University têm colaborado na realização conjunta de projetos de pesquisa e intercâmbio de professores e alunos, em áreas de comando e controle e defesa cibernética para sistemas críticos. Dentre os trabalhos realizados, vale ressaltar a criação de um ‘testbed’ para a execução de simulações tanto no ITA quanto no C4I Center, cujo objetivo é estabelecer um ambiente de apoio para o planejamento de operações em diversos cenários, tais como em situações de enchentes catastróficas. Tal planejamento inclui alocação de recursos, planejamento de operações aéreas, terrestres e fluviais. Outro cenário de pesquisa é o de segurança cibernética de infraestruturas críticas, onde os ataques são representados computacionalmente para serem analisados, permitindo a elaboração de medidas para a continuidade das atividades desempenhadas. Um desses cenários reais, já considerado, foi o de ataque à infraestrutura de controle de tráfego, no qual uma reação imediata é imprescindível para evitar eventos catastróficos.

  • Universidade Federal do Maranhão

Em agosto de 2017, o ITA, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) assinaram um acordo de cooperação acadêmica e técnica visando a implantação do curso de graduação em Engenharia Aeroespacial nessa IES maranhense. Este acordo tem grande importância para o desenvolvimento estratégico deste estado, e permitirá que a UFMA ofereça um curso de graduação em Engenharia Aeroespacial a partir do vestibular de 2017. Por meio desse curso, que será o único do país com ênfase em centros de lançamento, espera-se fomentar a formação de recursos humanos de alta qualidade para o setor aeroespacial, oferecendo a possibilidade de participação em pesquisas e serviços de lançamentos, rastreio de veículos espaciais e de coleta e processamento de dados de cargas úteis. Como parte deste acordo, está sendo elaborado um plano de cooperação entre o curso de Engenharia de Computação da UFMA e a Divisão de Ciência da Computação do ITA, com propostas de pesquisa nas áreas de Big Data (para análise de dados obtidos em missões de lançamentos) e desenvolvimento de Web Services Semânticos (em sintonia com o Projeto de Modernização do Sistema de Transporte Aéreo Brasileiro).

  • Coursera

Em fevereiro de 2017, o ITA lançou seus primeiros cursos a distância na plataforma Coursera de educação aberta. A Coursera foi criada em 2012 por professores da universidade de Stanford (EUA), e oferece cursos online gratuitos, combinando os princípios da aprendizagem tradicional, vídeo aulas e conteúdo interativo. Hoje em dia, esta é parceira de mais de 100 instituições de ensino superior no Brasil e no mundo. O ITA disponibilizou cursos de Programação Java e de Desenvolvimento Ágil, cuja metodologia é uma tendência consolidada que permite desenvolver programas mais flexíveis e com maior qualidade, que se reflete em softwares com menos erros, concluídos no prazo estabelecido e com um custo dentro do previsto. O Brasil é atualmente o quarto maior mercado do Coursera, com mais de 700.000 alunos. Portanto, a disponibilidade de conteúdos livres em uma plataforma global permite ao ITA oferecer uma nova forma de retorno à sociedade brasileira, além de cumprir sua missão de ensino e promoção do conhecimento em áreas estratégicas para o país.

Além disso, os docentes possuem colaborações em andamento com várias instituições estrangeiras e nacionais:

  • Helmholtz Institute for Biomedical Engineering (Alemanha), com o Prof. Ivan G. Costa
  • University of Orléans (França), com o Prof. Marcilio C. P. Souto
  • Universität Leipzig (Alemanha), com o Prof. Luis Paulo F. Garcia
  • IBM Thomas J. Watson Research Center (EUA), com o PhD Tin Kam Ho
  • Universidade do Porto (Portugal), com o Prof. João Gama
  • ARSControl, grupo da Universidade de Modena e Reggio Emilia (www.arscontrol.unimore.it)
  • Linkoping University (Suécia), com a Profa. Simin Nadjm-Tehrani
  • University of Kansas (EUA), com o Prof. Z. J. Wang
  • Carleton University (Canadá), com o Prof. Fred Nitzsche
  • George Mason (EUA)
  • The State University of New York (EUA), The National Center for Ontological Research
  • University at Buffalo (EUA), com o Prof. Barry Smith
  • Universidade de Bologna, com o Prof. Paolo Toth
  • UFRJ-COPPE, com o Prof. Nelson Maculan
  • UFPE, com o Prof. Adiel Almeida